2.12.07

Nota Biográfica

Sara Machado da Graça. Nascida em Lisboa em 1972. Frequentou a Escola Secundária António Arroio até 1992. Em 1992/93 fez o Curso de Design Gráfico e Criação por Computador do FUNDETEC e o Curso de Cinema de Animação do ACARTE. Em 1993 ingressou no Conservatório ( Escola Superior de Teatro e Cinema) onde frequentou o Curso de Realização Plástica do Espectáculo.Enquanto aluna iniciou a sua experiência profissional fazendo adereços em espectáculos como “O Bosque de Leite” de Dylan Thomas ,ou fazendo os seus primeiros figurinos em conjunto com Mafalda Pereira para “ Vai e Vem”, de Beckett, ambos encenados por Sandra Faleiro. Participou também na cenografia/ figurinos de “ –9”, curta-metragem realizada por Rita Nunes. No ultímo ano do Conservatório colaborou com o 1º Encontro da Cena Lusófona em Moçambique e desde então mantém-se próxima da colaboração teatral entre Portugal e este país africano. Foi em conjunto com Mafalda Pereira e com Sandra Faleiro que em 1996 realizou um espectáculo de técnica mista ( marionete / actor ), baseado no texto de Federico Garcia Lorca “A Donzela, O Marinheiro e o Estudante”; espectáculo subsidiado pelo IAC e apresentado no Café-Teatro da Comuna.Participou em diversas animações organizadas pelo Bando, incluindo a da abertura das Festas de Lisboa – Capital da Cultura – 1994 e o espectáculo de Comemoração dos 20 anos do Bando na Tapada da Ajuda – Trilhos.Em 1995 frequenta um workshop de Marionetas e Extensões Corporais em Derry, Irlanda do Norte, com Julian Crouch.Profissionalmente trabalhou com encenadores como Sandra Faleiro, João Mota, Mário Barradas, Luís Varela, Cláudio Hochman, José Russo, António Abernú, Andreas Poppe, Marco Ferreira, Figueira Cid, Paulo Alves Pereira, Paulo Lages, Jorge Fraga, Jean-Pierre Sarrazac, Fernando Mora-Ramos, Eduardo Condorcet, Tiago Porteiro, Rosário Gonzaga, entre outros; e vem trabalhando já há 4 anos com José Mora Ramos em permanente colaboração com o Teatro do Tejo. Trabalhou como assistente a vários cenógrafos nomeadamente Christian Ratz, João Vieira, José Carlos Faria, Catarina Amaro, Jorge Fraga. Nos 3 anos em que trabalhou no Cendrev (entre 1997 e 2000), participou em encontros europeus de profissionais do espectáculo para o programa FIRCTE, inserido no projecto Leonardo - que estabeleceu a organização de cadernos de competências profissionais dentro da área dos profissionais do teatro.De 2000 a 2003 leccionou a cadeira de Oficina de Cenografia aos 3º e 4º anos do Curso de Estudos Teatrais da Universidade de Évora.Frequentou um workshop inserido na programação do Festival de Almada de 2001 sobre Espaços Teatrais com Jean Guy Lecat.Desde 2001 que integra o núcleo criativo do Projecto Ruínas em conjunto com Susana Marques, Francisco Campos e Andreia Rocha, que passou a Associação em 2003 e que concretizou até agora 3 espectáculos transdisciplinares que cruzam a técnica e o figurino de bufão com a pintura, a luz e a adaptação cenográfica de espaços em ruínas ou desfuncionais.Encenou pela 1ª vez um espectáculo de marionetes “O Arame”, inspirado no texto de Jean Genet – “O Funâmbulo”

1 comentário:

Sara Belo disse...

Olá linda!

Só para te mandar um beijinho.

Sara Belo